Vantagens de entregar a declaração do IR com antecedência

Nos primeiros meses do ano, os contribuintes precisam juntar documentos e informações que guardaram no ano anterior para fazer a declaração do IR. E existem diversas vantagens de entregar o Imposto de Renda com antecedência.

Para muitas pessoas, esse é um momento de preocupação e estresse, já que é preciso reunir uma série de dados para prestar contas ao Leão. No entanto, a entrega antecipada do IR pode eliminar muitos problemas.

Vantagens de entregar a declaração do IR com antecedência:

• Receber antes a restituição: Quanto mais rápido o contribuinte declara corretamente o IR, mais rápido a declaração entra na base de dados da Receita para receber a restituição. Com isso, é possível entrar nos primeiros lotes de restituição e ter o dinheiro em mãos o quanto antes;
  • Corrigir erros rapidamente: 24 horas após a entrega, o cidadão consegue consultar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), da Receita Federal, e verificar no extrato do processamento do IR se há pendências que possam ser corrigidas a tempo, para evitar que a sua declaração caia na malha fina;
  • Mudar o modelo de tributação: Caso seja necessário corrigir algum erro e as correções ocorram antes do fim do prazo de entrega, que vai até 31 de maio, o contribuinte pode mudar o modelo de tributação (simplificado ou por deduções legais) para aquele que ofereça o maior valor de restituição ou o menor imposto a pagar. Após o encerramento do prazo, é possível retificar a declaração, mas não dá para mudar o modelo
  • Evitar perder o prazo e ter de pagar multa: Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda e envia depois do prazo paga multa; o valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido no ano;
  • Fazer a declaração com calma: Checar se todos os recibos e informes necessários estão em mãos e revisar a declaração com tranquilidade antes do envio é uma vantagem contra erros e possível malha fina.
  • Livrar-se da obrigação da entrega: Assim, o contribuinte vai ter mais tempo livre para outras tarefas.

Como ocorre historicamente, a Receita seguirá uma lista de prioridades nos lotes de restituição, com base na data de entrega. Os primeiros a receber serão:

• Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também quem escolher a restituição por Pix;
  • Demais contribuintes.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a Debitt, será um prazer atender você!