A Receita Federal abre nesta quinta-feira (23) as consultas ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022

A Receita Federal abre nesta quinta-feira (23) as consultas ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, relativo ao ano-base 2021.

Segundo a Receita, 2,6 bilhões de reais serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo eles:

  • idosos acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 

O restante do lote será destinado aos contribuintes não prioritários ou que entregaram declarações de exercícios anteriores até o dia 19 de março de 2022. O dinheiro será liberado na próxima quinta-feira, dia 30 de junho.

Também já foram liberadas consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina, mas depois acertaram as contas.

Datas dos lotes de restituição

De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:

  • 31 de maio;
  • 30 de junho;
  • 29 de julho;
  • 31 de agosto;
  • 30 de setembro.

Como consultar?

As consultas podem ser feitas na página da Receita Federal e no aplicativo da receita para tablets e smartphones.

Como será feito o pagamento?

Os pagamentos serão depositados na conta informada pelo contribuinte durante o preenchimento do documento de ajuste. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a gente que será um prazer atender e ajudar você com o seu negócio!!!

Perguntas Frequentes

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, de maio a setembro. O segundo lote será pago em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o último em 30 de setembro.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.
O pagamento é feito pela Receita Federal diretamente na sua conta. A mesma que você informou quando enviou a Declaração de Imposto de Renda. O valor vai ficar disponível no banco durante um ano. Se você não fizer o resgate nesse prazo, terá que fazer um pedido de pagamento por um formulário eletrônico na Receita.