Relatório Mensal MEI

Os benefícios da formalização como microempreendedor individual (MEI) são muito conhecidos, em especial a simplificação dos processos para ter e manter uma empresa. Mas existem também obrigações para quem é MEI, como por exemplo o relatório mensal de receitas brutas, que deve fazer parte da rotina do empreendedor.

O relatório é um documento que precisa ser preenchido mensalmente com toda a quantia financeira movimentada pelo seu negócio ao longo de um mês. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o faturamento que a empresa teve ao longo de um ano.

Apesar de ter uma data de entrega específica, o relatório mensal não precisa ser enviado a nenhum órgão, nem enviado em nenhum sistema. No entanto, você deve guardá-lo pelo período mínimo de cinco anos, junto com as suas notas fiscais e outros documentos que comprovem as transações realizadas pela sua empresa.

Para que serve o relatório mensal de receitas brutas?

Esse relatório é um documento disponibilizado pelo Governo Federal que serve para auxiliar o microempreendedor a controlar melhor a entrada de dinheiro na empresa, organizar o faturamento mensal e emitir a DASN com mais facilidade.

A Declaração Anual de Faturamento (DASN) é a soma de todas as receitas obtidas no ano anterior, dessa forma, se você preenche o relatório mensal corretamente, no momento de fazer a declaração anual, basta fazer a soma das mensais do ano anterior.

Como preencher o relatório mensal MEI?

O preenchimento do relatório mensal de receitas brutas do MEI é muito simples e o modelo do relatório é fornecido pelo próprio Portal do governo e você pode preenchê-lo no computador ou imprimir algumas vias e fazer o preenchimento a caneta.

basta acessar o seguinte link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/declaracao-anual-de-faturamento/relatorio_mensal_das_receitas_brutas.doc/view

 

Preenchimento do relatório mensal MEI Word passo a passo:

– No campo CNPJ coloque o CNPJ da empresa;

– No Empreendedor Individual coloque a razão social;

– No Período de apuração preencha o mês e ano aos quais se refere o relatório

A seguir, você deve preencher as receitas brutas obtidas no mês.

 O preenchimento é separado por área de atuação e, basicamente, você separa as receitas obtidas com emissão de nota fiscal, sem emissão de nota fiscal e a soma de ambas.

 

O MEI que atua no comércio deve preencher esse campo:

RECEITA BRUTA MENSAL – REVENDA DE MERCADORIAS (COMÉRCIO)

I – Total de revenda de mercadorias com dispensa de nota fiscal;

II – Total de revenda de mercadorias com emissão de nota fiscal; e

III – Receita total de revenda de mercadorias, ou seja, a soma dos itens I e II;

 

O MEI que atua na indústria deve preencher esse campo:

RECEITA BRUTA MENSAL – VENDA DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (INDÚSTRIA)

IV – Total de vendas de produtos industrializados com dispensa de nota fiscal;

V – Total de produtos industrializados com emissão de nota fiscal; e

VI – Receita total de produtos industrializados, ou seja, a soma dos itens IV e V;

 

O MEI que atua com prestação de serviços deve preencher esse campo:

RECEITA BRUTA MENSAL – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

VII – Receitas com prestação de serviços com dispensa de nota fiscal;

VIII – Receitas com prestação de serviços com emissão de nota fiscal; e

IX – Receita total com prestação de serviços, ou seja, a soma dos itens VII e VIII;

 

A seguir você preenche o campo X, que é a soma total geral das receitas, ou seja, III+VI+IX. Se você atua no comércio e prestação de serviços, por exemplo, deve somar os itens III e IX. Os itens IV, V e VI ficariam zerados, nesse exemplo.

Após isso, preencha o local, a data e assine, e o seu relatório mensal MEI estará corretamente preenchido. Mas lembre-se, você precisa arquivá-lo juntamente com as notas fiscais por pelo menos 5 anos.

Como sugestão, orientamos que crie uma pasta no computador para organizar os relatórios, definindo um padrão para renomear cada arquivo. E para maior segurança e controle, uma cópia física é importante.

Então, após imprimir e assinar, anexe ao relatório mensal de receitas todas as notas fiscais emitidas pela empresa e os documentos que comprovam seus gastos com compras de mercadorias e a contratação de serviços.

No entanto, como foi possível observar, esse é um processo simples que dá mais segurança a você e a empresa. Caso você seja convidado a prestar qualquer tipo de conta, ter essas informações organizadas e armazenadas pode agilizar o processo.

Além disso, o relatório também facilitará o preenchimento da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), já que ela é a soma de todos os relatórios preenchidos ao longo de um ano.

Perguntas Frequentes

O relatório é um documento que deve ser preenchido mensalmente com toda a quantia financeira movimentada pelo negócio ao longo do mês. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o faturamento que a empresa teve ao longo de um ano.

Acesse o site Gov.br
No site, além de conseguir baixar o modelo de relatório para ser preenchido, é possível encontrar diversas informações sobre o mundo do empreendedorismo, como declaração MEI, contribuição mensal e uma aba para tirar suas dúvidas. Após baixar o modelo, você pode imprimi-lo e preenchê-lo manualmente.

O faturamento bruto é a conta mais simples: basta multiplicar o preço de venda do produto ou serviço pelo total de unidades vendidas no período escolhido. No caso, é preciso aplicar o cálculo a cada um dos produtos ou serviços vendidos para chegar ao valor total faturado pela empresa.

DASN-SIMEI – Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual. PGMEI – Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para o Microempreendedor Individual.