Quando procurar por um contador?

Contratar um contador é muito importante não só para empresas, como também para pessoas físicas que precisam de orientação contábil. No caso das empresas, o contador é fundamental desde o início do negócio, pois garante que ela seja aberta seguindo todas as exigências legais.

Além do mais, ele te ajuda a encontrar o melhor regime tributário para o seu negócio, e o melhor enquadramento, evitando que você pague mais impostos do que deveria.

Para as pessoas físicas, o contador auxilia na declaração do imposto de renda, bem como orienta sobre quais são os tributos incidentes em um investimento.

5 momentos em que o contador é indispensável para uma empresa

  • Na abertura formal da sua empresa

Ter o acompanhamento de um profissional especializado desde os primeiros passos pode te ajudar a definir melhor questões como localização da empresa, ramo de atividade, número de funcionários, regime tributário e previsão de faturamento mensal.

  • Na escrituração contábil

O contador é capaz de transformar os dados da escrituração contábil da empresa em informações valiosas para a tomada de decisão, participando ativamente dos rumos a serem tomados no futuro. Isso auxilia o empresário a analisar seus riscos, escolher o melhor caminho e ter melhores resultados.

  • Na emissão e entrega das obrigações acessórias (eSocial, EFD-Reinf, emissão de notas e todo o SPED)

Ele auxilia e garante que todos os departamentos estejam alinhados, fornecendo relatórios gerenciais, analisando balanços, relatórios financeiros e garantindo que a empresa cumpra com todas as suas obrigações em relação ao fisco.

  • Assessoria Trabalhista e Previdenciária Mensal

Fornecerá informações corretas para que a empresa possa avaliar como a movimentação do trabalhador (admissão, desligamento, mudança de cargo, entre outros) poderá impactar no planejamento financeiro, na competitividade ou viabilidade do negócio.

  • No encerramento da sua empresa

Pela legislação, divisão entre sócios, acertos de contas, inventário, levantamento de recebíveis e demais questões jurídicas e financeiras é que o contador precisa estar presente em uma organização até no encerramento das atividades corporativas.

Além desses serviços, o contador também é indispensável para o empreendedor como pessoa física, como por exemplo, contabilidade para médicos e profissionais da saúde em geral que não formalizaram seu negócio como empresa.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a Debitt, será um prazer atender você!

Perguntas Frequentes

O momento ideal para o empreendedor contratar um contador é antes de iniciar a prestação de serviços ou a venda de produtos da empresa. Quando alguma dessas atividades são realizadas sem emitir nota fiscal, o empreendimento deixa de tributar impostos, configurando sonegação fiscal.

Sim, todas as empresas, exceto MEI – Microempreendedor Individual, precisam de contador, sendo isto obrigatório por lei. De acordo com a lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art.

  • Abertura de Empresa;
  • Escrituração; Contábil/Tributária;
  • Entrega das Obrigações Acessórias;
  • Emissão de Certidões Negativas de Débitos;
  • Assessoria Trabalhista;
  • Assessoria para Planejamento Tributário;
  • Assessoria para Gestão Financeira;
  • Encerramento de Empresa.