Os principais tipos de impostos que uma empresa deve pagar

Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. É um valor pago pelo contribuinte para custear despesas administrativas do Estado. O não pagamento de impostos pode gerar multas e até punição legal. 

Abaixo, nós separamos para você uma lista dos impostos mais importantes para um negócio. Fique atento, pois a alíquota de cada um deles pode variar de acordo com o regime tributário escolhido.

 

Autônomo

Trabalhadores autônomos precisam pagar os seguintes impostos:

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, com alíquota entre 7,5% e 27,5%;

ISS – Imposto Sobre Serviços, com alíquota entre 2% e 5%;

INSS – Contribuição Previdenciária, com alíquota de 20%

As alíquotas incidem sobre os rendimentos mensais do trabalho autônomo e liberal e devem ser recolhidas separadamente, veja como funciona:

IRPF: Após o preenchimento do Carnê Leão, é necessário gerar a Guia DARF para pagamento do imposto.

O Carnê Leão deve ser preenchido na internet por meio do Portal e-CAC. Para acessar o ambiente, é necessário ter um Código de Acesso ou senha GOV.BR.

ISS: O contribuinte deve recolher em guia municipal e a favor do seu município de 2% a 5% do valor da prestação de serviços, observando o que determina a legislação do seu município.

INSS: O contribuinte autônomo e o trabalhador liberal devem contribuir para o INSS com 20% dos seus rendimentos mensais.

 

MEI

MEIS precisam pagar os seguintes impostos:

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

Esse tributo é, na verdade, uma contribuição mensal que dá ao MEI a garantia de benefícios da Previdência Social, como é o caso de auxílio-doença ou salário-maternidade e até mesmo a própria aposentadoria.

ISS (Imposto Sobre Serviços) ou ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias)

Esses impostos variam de acordo com a sua categoria profissional. Basicamente, o ICMS é uma taxa estadual focada em empresas de comércio e indústria. Enquanto isso, o ISS é um tributo municipal voltado aos prestadores de serviço.

 

ME e EPP

Os principais impostos que uma microempresa paga são:

COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social 

CSLL: Contribuição Social sobre Lucro Líquido

CPP: Contribuição Previdenciária Patronal

IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica

PIS: Programa de integração Social

ISS: Imposto sobre Serviços

 

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Essa contribuição é destinada à Seguridade Social e é calculada sobre o faturamento da microempresa, varia de acordo com o regime de tributação, sendo: variável para o Simples Nacional; 3% no Lucro Presumido e 7,6% no Lucro Real.

Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

Essa contribuição é calculada sobre os lucros líquidos com o objetivo de arcar com a Seguridade Social. A alíquota está entre 9% e 20% e vai depender de qual atividade é exercida na microempresa.

 Contribuição Previdenciária Patronal CPP)

O cálculo para cobrança da CPP é realizado com base na folha de pagamento e é variável para o Simples Nacional e fixado em 20% para os demais regimes de tributação.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

O IRPJ é calculado sobre o lucro que as empresas apresentaram nos últimos doze meses. Os optantes pelo Simples Nacional pagam 15% mais 10% caso lucrem mais de R$20.000 por mês apurado. Para os optantes pelo Lucro Real e Lucro Presumido as declarações podem ser trimestrais e variam conforme as atividades.

Programa de integração Social (PIS)

O PIS é um dos impostos mais conhecidos e ele é destinado ao financiamento do seguro desemprego e do abono. A alíquota é dividida de acordo com o Regime Tributário, sendo: variável para o Simples Nacional; 0.65% para o Lucro Presumido e 1,65% para o Lucro Real.

Impostos Sobre Serviço (ISS)

O ISS é o Imposto sobre Serviço e ele é Municipal, o cálculo é feito sobre o valor dos serviços que a empresa oferece. A alíquota varia de acordo com a região e pode ser de 2% a 5%.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a Debitt, será um prazer atender você!

Perguntas Frequentes

As taxas são, em regra, fixas. Todas as pessoas recolhem o mesmo valor. Enquanto isso, os impostos normalmente são variáveis. Eles são calculados aplicando uma alíquota sobre uma base de cálculo.
O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e assim como o ISS (Imposto Sobre Serviço), são dois tributos brasileiros que incidem sobre a venda de serviços (ISS) e sobre a venda de produtos (ICMS).
O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são duas contribuições federais que têm um impacto significativo nas finanças das empresas. Essas contribuições são destinadas a financiar a seguridade social e outros programas governamentais.