O que é auditoria tributária?

Auditoria tributária, fiscal ou contábil é o nome dado ao processo que inspeciona as informações, atividades, rotinas e sistemas fiscais de um negócio, a fim de verificar se ele está ou não em conformidade com a legislação tributária vigente.

Diariamente, as empresas se deparam com uma série de desafios, os quais independentemente da ordem que sejam (administrativa, financeira ou tributária, por exemplo), podem comprometer sua estabilidade e desempenho.

Os desafios de natureza tributária, em particular, costumam ser os mais difíceis de enfrentar, principalmente porque muitas vezes os empresários ou desconhecem sua existência ou subestimam o impacto que podem causar na operação de um negócio.

Mas é justamente para alertá-los sobre os riscos que suas empresas correm no âmbito tributário que existem processos como o de auditoria tributária. Por meio dele, os empreendedores têm acesso a uma análise detalhada da realidade de seus negócios, podendo enxergar erros nas rotinas fiscais que estejam prejudicando as demais áreas da organização, e assim, estejam atrapalhando o alcance do sonho de se ter uma empresa saudável e de grande sucesso.

O que é auditoria tributária e qual o seu objetivo?

Segundo o nosso dicionário, a palavra auditoria, por si só, designa o processo de examinar e validar sistemas, atividades e informações. Assim, é possível concluir que auditoria tributária diz respeito ao exame e validação de sistemas, atividades e informações de ordem fiscal e contábil.

Mas não é apenas isso. A auditoria tributária também pode ser entendida como uma poderosa ferramenta que as empresas têm à disposição para obter mais compliance fiscal. Além disso, ela é um importante avaliador da saúde de um negócio, sendo responsável por evidenciar tudo aquilo que está bom ou não na composição de um empreendimento.

Sem dúvidas, o principal objetivo da auditoria tributária é garantir mais segurança fiscal aos negócios. Para tanto, ela confere aos empresários a oportunidade de enxergar as operações de seus empreendimentos com mais nitidez, apontando tudo aquilo que está certo ou errado, tudo o que pode representar riscos a curto, médio ou longo prazo. Ajuda também a proteger a sua empresa contra possíveis autuações por parte do Fisco e, consequentemente, contra prejuízos no faturamento.

Quais os impostos que devem ser analisados em uma auditoria tributária?

Impostos de competência municipal, estadual e federal fazem parte do objetivo de análise de uma auditoria tributária. Isso, entretanto, pode variar de processo para processo. Apesar disso, os seguintes tributos costumam sempre fazer parte desse tipo de inspeção:

ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços;

ICMS-ST – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços por Substituição Tributária;

PIS – Programa de Integração Social;

COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;

II – Imposto de Importação;

ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;

IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica;

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;

CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta;

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

Quais as obrigações acessórias que são analisadas em uma auditoria fiscal?

Se tratando de empresas que estão enquadradas nos regimes do Lucro Real ou Lucro Presumido, as obrigações acessórias que serão analisadas em uma auditoria fiscal serão as seguintes:

DCTF/DCTF WEB – Declaração de Débitos Tributários Federais;

EFD ICMS/IPI – Escrituração Fiscal Digital dos tributos ICMS e IPI;

EFD Contribuições – Escrituração Fiscal Digital das contribuições ao PIS e à Cofins;

ECD – Escrituração Contábil Digital;

ECF – Escrituração Contábil Fiscal;

DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.

 

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a Debitt, nós temos uma equipe especializada, prontinha para te atender e será um prazer te ajudar com o seu negócio!

Perguntas Frequentes

A auditoria é um procedimento cujo objetivo é verificar cuidadosamente a documentação da empresa para averiguar se as informações estão corretas e se são necessárias alterações ou correções. Os contadores já têm a prática tradicional de verificação de documentos, registros e verificação cruzada de dados.
7 tipos de auditoria
  • Auditoria contábil.
  • Auditoria financeira.
  • Auditoria Fiscal e Tributária.
  • Auditoria operacional.
  • Auditoria de sistemas.
  • Auditoria ambiental.
  • Auditoria de qualidade.
Assim sendo, a execução de trabalhos de auditoria são atribuições privativas de contador devidamente habilitado não sendo permitido por lei a realização desses trabalhos por técnico em contabilidade nem qualquer outro profissional de nível superior.