Formas de reduzir os impostos da sua empresa

Com o aumento da concorrência em diversos setores, houve uma crescente necessidade de melhorar a produtividade e encontrar meios para diminuir os custos do negócio e obter preços mais competitivos. Uma boa estratégia para isso é entender como reduzir impostos na empresa de forma legal.

Existem diversas maneiras de manter um comportamento alinhado com a legislação vigente e evitar custos com o fisco. Desse modo, há uma constante redução das despesas da empresa, permitindo que ela tenha vantagens diante dos seus concorrentes.

 

Dicas para reduzir os impostos da sua empresa

Pensando nisso, separamos 6 dicas valiosas que podem ajudar a reduzir os impostos da sua empresa, confira a seguir:

 

Planejamento tributário eficiente – O planejamento é fundamental para a prestação de contas dentro da lei e o controle tributário apropriado. Afinal, com dados como a previsão de faturamento, as despesas operacionais e a margem de lucro, os responsáveis pela área tributária podem enquadrar a empresa em uma situação menos inoportuna.

 

Mudança de enquadramento fiscal – Existem três regimes de tributação possíveis para as empresas e, de acordo com o seu negócio, é possível escolher uma opção mais adequada, são eles:

  • Simples Nacional: É recomendado para pequenas empresas, com faturamento de no máximo R$3,6 milhões por ano, e prevê uma alíquota menor de impostos, que são pagos por uma guia conhecido como DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
  • Lucro Presumido: Nesta opção de contribuição, a margem de lucro já é definida por lei. Aqui é considerada a cobrança do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, conforme a parcela compreendida como lucro pela legislação.
  • Lucro Real: Este modelo difere do anterior, porque os impostos são cobrados sobre o real valor do lucro e não de faturamento. A depender da parcela de lucro e da atividade realizada, pode ser mais vantajoso.

 

Organização da rotina fiscal – Outro ponto importante de como reduzir impostos na empresa é deixar toda a rotina fiscal organizada. Isso porque os atrasos ou irregularidades no cumprimento de obrigações podem gerar multas e até pagamentos em duplicidade. Assim, as guias de recolhimento, as notas fiscais de entrada e saída e as autorizações devem ficar regularizadas e com acesso rápido e simples.

 

Conhecimento dos benefícios fiscais – De acordo com o ramo de atuação da empresa, os investimentos realizados podem estar sujeitos a programas do governo, que concedem benefícios fiscais como a isenção de tributos ou a diminuição de determinados impostos. Assim, ao participar dessas ações, as organizações também conseguem alcançar uma economia.

 

Redução do pró-labore – Apesar do pró-labore representar o salário do empreendedor, essa redução não necessariamente vai diminuir o seu rendimento. Uma vez que, de maneira legal, é possível compensar esse valor, aumentando a divisão de lucros.  O melhor é que, como o pró-labore sofre cobrança do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária, a empresa consegue reduzir essa contribuição, minimizando o gasto com tributos.

 

Uso de tecnologias Por fim, uma boa estratégia de como reduzir impostos na empresa é usar ferramentas tecnológicas. Assim, é possível otimizar as atividades fiscais da organização, como emissão de notas fiscais e outros documentos eletrônicos, realização de obrigações acessórias, entre outros.

 

Como foi possível observar, várias ações podem colaborar para que sua empresa economize com os impostos, porém, erros podem conduzir a uma sonegação fiscal, que consiste no ato de deixar de declarar ou mentir para as autoridades fiscais, no intuito de não pagar ou pagar menos impostos.

Então, antes de aplicar essas estratégias, procure profissionais especializados e apresente a situação da sua empresa, pois somente nós contadores saberemos qual a melhor estratégia para o seu negócio.

Perguntas Frequentes

A melhor maneira de reduzir custos tributários é efetuar um planejamento tributário eficiente, contando com o apoio de tecnologia apropriada e de profissionais especializados.
Lidar com impostos é fácil, impossível é fugir deles. Converse com seu contador, aproxime-se dele para uma boa relação e assim, encontre o melhor ponto de equilíbrio para a empresa. Vale lembrar que é seu cliente que pagará pelo imposto quando você definir o valor do produto ou serviço.
A palavra sonegar significa esconder ou omitir. O crime de sonegação consiste no ato de deixar de declarar ou mentir para as autoridades fiscais, no intuito de não pagar ou pagar menos impostos.
Diversos fatores devem ser considerados. Por exemplo, o porte da empresa, o segmento de atuação e o faturamento. Um dos regimes mais vantajosos é o Simples Nacional. Em harmonia com o seu nome, ele apresenta simplicidade em relação ao pagamento de impostos.