Descubra como tirar a segunda via da carteira de trabalho física e em quais casos é possível emitir

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento muito importante para o trabalhador brasileiro.

É neste documento que ficam reunidas todas as informações relacionadas a empregos, atuais e passados, além de garantir acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.

Esse documento é obrigatório para quem quer trabalhar formalmente, ou seja, com carteira assinada, seguindo as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Todo cidadão brasileiro ou naturalizado, maior de 14 anos, pode solicitar a emissão da Carteira de Trabalho.

Ainda é possível tirar Carteira de Trabalho física?

Sim, ainda é possível tirar a Carteira de Trabalho física, mas somente em casos excepcionais, como:

  • Trabalhadores rurais, que podem ter dificuldade de acesso à internet ou ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  • Trabalhadores que precisam comprovar o tempo de serviço para fins previdenciários, como aposentadoria ou pensão;
  • Trabalhadores que precisam comprovar o tempo de serviço para fins trabalhistas, como rescisão contratual ou ação judicial;
  • Trabalhadores que precisam comprovar o tempo de serviço para fins pessoais, como financiamento imobiliário ou empréstimo consignado.

Nesses casos, o trabalhador pode solicitar a Carteira de Trabalho física em um dos postos de atendimento autorizados, apresentando os documentos necessários e justificando o motivo da solicitação.

Documentos para tirar carteira de trabalho física

  • Documento de identidade, como RG, CNH, passaporte, entre outros;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante do estado civil;
  • Foto 3×4, colorida e recente;
  • Número do PIS/PASEP, se já tiver.
  • Para tirar a Carteira de Trabalho Digital, você só precisa do CPF, e-mail e senha de cadastro na conta gov.br.

 

Onde tirar Carteira de Trabalho?

Para emitir a Carteira de Trabalho física, usada em situações excepcionais para anotações de vínculos antigos, acesse o formulário do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, é possível solicitar a versão física no Poupatempo do seu município ou entrando em contato com a central de atendimento Alô Trabalho, pelo telefone 158.

Onde solicitar a segunda via da CTPS?

O primeiro passo é fazer o Boletim de Ocorrência e registrar a perda da CTPS. Em seguida, deverá agendar o atendimento em um dos postos para fazer uma nova via da sua Carteira de Trabalho.

No dia do atendimento, você deve levar todos os documentos e solicitar uma nova via da sua Carteira de Trabalho.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a Debitt, será um prazer atender você!