Contabilidade para psicólogos

Debitt

O primeiro passo para entender como funciona a contabilidade para psicólogos é estar ciente de que existem duas formas de atuar na profissão: como Pessoa Física e como Pessoa Jurídica.

Embora exista a possibilidade de atuar como pessoa física (autônomo), ter um CNPJ é o mais indicado, principalmente se você quiser prestar serviços a outras empresas ou mesmo atuar com pessoas físicas em grande volume e de forma recorrente. Isso porque a tributação para pessoas físicas pode chegar até 27,5% a mais do que o cobrado para negócios regularizados.

Trabalhar como autônomo ou abrir uma empresa?

Ao trabalhar como autônomo, você deve recolher seus impostos por meio do carnê-leão. Ele é um tipo de tributação obrigatória do Imposto de Renda para quem recebe rendimentos de pessoas físicas e pode chegar até 27,5%. Do mesmo modo, será preciso ter um livro-caixa ou apresentar recibos a fim de comprovar o faturamento e os gastos da sua clínica de psicologia à Receita Federal.

Na tributação de empresas, o percentual pode ser a partir de 6% no Simples Nacional e  16,33% no Lucro Presumido.

Ou seja, você pode pagar menos impostos e ainda ter acesso a diversos benefícios, tais como:

  • Conseguir empréstimos a taxas baixas;
  • Participar de concorrências públicas;
  • Participar de concorrências em empresas;
  • Abrir uma conta jurídica no banco e ter algumas vantagens que a pessoa física não tem;
  • Ter um diferencial dentre os profissionais de sua área que não tem empresa aberta.

Motivos para contratar uma empresa de contabilidade

A contabilidade ajuda você, psicólogo, em diversas questões, do momento em que vai abrir a empresa, até atividades mensais obrigatórias relacionadas à tributos, folha de pagamento de funcionários etc.

Dentre os serviços e auxilio que se pode ter com a contratação de um escritório de contabilidade, temos:

  • orientação sobre qual o melhor formato empresarial;
  • identificação de meios legais para pagar menos tributos;
  • garantia que as obrigações junto aos órgãos competentes serão quitadas nos prazos;
  • envio correto das declarações de imposto de renda;
  • apoio para gestão financeira da empresa;
  • esclarecimento de dúvidas trabalhistas;
  • geração de folha de pagamento.

 

O serviço de contabilidade para psicólogo pode te ajudar a tratar, de maneira correta, simples e dinâmica, com inúmeras questões burocráticas, no momento de abrir a sua empresa. E se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco! Nós da Debitt temos profissionais especializados para te ajudar.

Perguntas Frequentes

No entanto, apesar dos benefícios e facilidades, psicólogo não pode ser MEI, uma vez que profissões regulamentadas por Lei e fiscalizadas por conselho de classe profissional, como é o caso da psicologia, não estão entre as atividades permitidas para o Microempreendedor Individual.

O psicólogo pode abrir sua empresa como Empresário Individual, EIRELI ou Limitada e tendo o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) nº 8650-0/03, que compreende as atividades de psicologia e psicanálise.

Considerando que somos pessoas físicas primeiro, cabe analisar a seguinte situação: se for declarar seus ganhos como pessoa física, como autônomo, o psicólogo, assim como qualquer outra pessoa, vai se deparar com porcentagens altíssimas. Para citar algumas, vai pagar até 20% de INSS e até 27,5% de Imposto de Renda.