Contabilidade para corretores de imóveis

O mercado imobiliário é um setor que tem suas normas específicas e é indispensável que o corretor, seja ele autônomo ou dono de uma imobiliária, tenha apoio de um escritório de contabilidade, pois assim, evitará problemas com a Receita Federal e contribui para a organização dos rendimentos da empresa.

As principais funções da contabilidade para empresas são:

  • Registrar as transações financeiras;
  • Criar relatórios e balancetes que demonstrem a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
  • Analisar e apurar os resultados obtidos; 
  • Calcular e administrar o fisco da organização. 

Corretor de imóveis precisa de CNPJ?

Corretores de imóveis são profissionais com atividade regulamentada pelo CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, e, portanto, podem optar por desenvolver sua profissão de forma autônoma, na condição de pessoa física ou como pessoa jurídica.

Muitos corretores ainda atuam como pessoa física, mas essa prática vem mudando, à medida que os profissionais são orientados por contadores especializados e descobrem que podem pagar menos impostos ao abrir um CNPJ.

Corretores que decidem abrir um CNPJ, podem garantir uma economia considerável no pagamento de impostos, uma vez que a carga tributária sobre a renda de profissionais autônomos que atuam como pessoa física é muito elevada.

Um corretor de imóveis que atua como pessoa física, pode pagar até 27,50% mensalmente para o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, enquanto um corretor pessoa jurídica paga a partir de 6% em impostos.

A economia pode ser muito relevante, o que justifica a importância da parceria dos corretores com uma contabilidade especializada, como a Debitt contabilidade.

Recolhimento de impostos para corretor autônomo e corretor com CNPJ

O Corretor de Imóveis que atua como profissional autônomo não tem vínculo empregatício com empresa. Dessa forma, trabalha por contra própria, prestando serviços a terceiros.

O imposto que deve ser recolhido pelo Corretor de Imóveis que atua como autônomo é o Imposto de Renda, conforme tabela progressiva de acordo com os seus rendimentos.

O corretor de imóveis autônomo também precisa de inscrição na prefeitura para recolher o ISS (Imposto sobre Serviços). No entanto, em alguns municípios, os profissionais autônomos podem ser isentos do imposto.

Outra possibilidade para o Corretor de Imóveis autônomo é contribuir para o INSS e garantir os benefícios previdenciários.

Já o Corretor de Imóveis com CNPJ, recolhe a tributação por meio do Simples Nacional, regime que unifica o pagamento dos impostos em uma única guia que facilita todo o processo.

Assim como corretor autônomo, o corretor com CNPJ também pode contribuir com o INSS sobre o valor do Pró-Labore para garantir seus benefícios da previdência social.

Como abrir um CNPJ para corretores de imóveis?

Caso deseje, você pode abrir sua empresa até mesmo no endereço da sua residência ou apartamento, garantindo economia com despesas de aluguel de um ponto ou uma sala comercial, por exemplo.

Confira o passo a passo para abrir um CNPJ para corretores de imóveis:

1.Contrate um contador especializado: O primeiro passo para abrir o seu CNPJ, é a contratação de uma contabilidade especializada.

O contador, cuidará de todos os trâmites para abrir o seu CNPJ e certificar que você garanta economia no pagamento de impostos.

2.Separe os documentos necessários: Na sequência, será necessário separar os documentos exigidos para abertura de um CNPJ.

Dentre os documentos necessários estão: RG, CPF e um Comprovante de residência atualizado.

3.Aguarde a abertura do CNPJ: Basta aguardar enquanto o contador cuida da abertura e regularização do seu CNPJ, processo que leva em média 30 dias.

A importância da contabilidade para o corretor de imóveis

Com a contabilidade você será capaz de:

  • Fortificar a gestão do seu negócio de forma ampla, abrangendo diversas áreas;
  • Criará relatórios estruturados sobre as finanças da sua empresa, lançando um olhar apurado para a solução de problemas e o fortalecimento de pontos fortes;
  • Manterá a saúde administrativa do seu negócio em evidência, além de conquistar uma gestão eficiente e capaz de agir no momento e no lugar certo;
  • Organiza e digitaliza todos os seus documentos importantes, sendo que este passo é fundamental para se tornar uma imobiliária digital, moderna e tecnológica.

 

O conhecimento sobre contabilidade imobiliária auxilia o Corretor de Imóveis na sua fase inicial e durante o seu crescimento profissional na gestão financeira e contábil, neste sentido, é de suma importância contar com uma empresa especializada no assunto, com profissionais experientes que estarão preparados para ajudar o seu negócio.

Perguntas Frequentes

O auxílio de uma contabilidade para corretor de imóveis é fundamental para realizar os cálculos e gerar as guias para pagamentos de impostos corretamente. Erros podem gerar problemas com a Receita Federal, o que pode acarretar em multas e prejuízos para o negócio.
As empresas que prestam serviços vinculados à locação de bens imóveis e corretagem de imóveis deverão aplicar as alíquotas do Anexo III do Simples Nacional, entre 6,00% e 33,00%.
Corretor de imóveis não pode ser MEI. De acordo com a legislação vigente, o Microempreendedor Individual (MEI) é disponibilizado apenas para aquelas atividades que não possuem regulamentação própria – e os corretores são regidos pelo CRECI.