Contabilidade para agência de publicidade

Embora seja um segmento muito lucrativo, a rotina das agências de publicidade e propaganda exige muito de seus profissionais, pois precisam lidar com muita pressão para o alcance de soluções criativas, rápidas e que estejam dentro de um orçamento que nem sempre é flexível.

No entanto, a preocupação com a contabilidade da sua agência deve começar antes mesmo de criá-la. As primeiras decisões sobre o seu negócio já irão mostrar como você vai ter que prestar contas e cuidar da sua parte financeira. Para garantir a sustentabilidade do seu negócio, o melhor é trabalhar com cautela, conhecendo todas as opções para cuidar bem da sua empresa. 

Como funciona a tributação para agência de publicidade?

De acordo com a legislação em vigor, as agências de publicidade podem ser enquadradas em um dos seguintes regimes tributários:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

No entanto, como cada regime tem características próprias, será o planejamento tributário montado por uma contabilidade para agências de publicidade que vai definir a melhor opção para cada empresa do segmento.

Sendo assim, vamos entender melhor como esses regimes tributários funcionam:

  • Simples Nacional: voltado para agências que tenham faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano.
  • Lucro Real: para agências com faturamento maior que R$ 78 milhões anuais. Nesse tipo de tributação, a base de cálculo pode ser feita com base no lucro líquido. No Lucro Real, também podem incidir vários impostos, tais como CSLL e IRPJ.
  • Lucro Presumido: regime tributário para agências de publicidade com faturamento anual menor do que R$ 78 milhões. As alíquotas variam conforme as atividades. Além disso, pode ter ainda a incidência de impostos federais, tais como CSLL, IRPJ, PIS, entre outros.  

 

Benefícios de contratar a contabilidade para cuidar da sua agência de publicidade

Para entender a importância dos serviços de contabilidade para agências de publicidade, vamos pontuar os reais benefícios na área tributária através de uma gestão competente:

A regularização da sua agência: com a correta regularização você terá a certeza de que estará utilizando o regime tributário mais vantajoso para o seu negócio (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido), além de evitar o recebimento de multas e penalidades.

O planejamento tributário: esse plano garantirá o cumprimento de todas as leis fiscais e tributárias com base na rentabilidade do seu negócio e no seu ramo de atividade, com o intuito de possibilitar um planejamento coerente com as opções mais adequadas em cargas tributárias e reduções no pagamento de impostos, o que permitirá que a sua agência mantenha um bom fluxo de caixa, utilizando seus recursos para outros projetos e investimentos.

O cumprimento das leis trabalhistas: a gestão trabalhista não só prevê perdas financeiras, como influencia na produtividade da sua empresa, diminuindo a rotatividade de colaboradores, além de garantir com todas as obrigações previstas na lei nesta área.

O pró-labore dos sócios: em casos de agências com a direção de mais de um sócio, a contabilidade realizará o cálculo correto para o pagamento e gerenciará todas as implicações tributárias que envolvem tais valores para a sua declaração.

 

Como abrir minha agência de publicidade?

Para abrir sua agência de publicidade, você precisará da ajuda de um contador para te orientar no seguinte passo a passo:

  • Adquirir o certificado digital de pessoa física, o e-CPF;
  • Elaborar o contrato social;
  • Registrar o contrato social na Junta Comercial;
  • Solicitar o CNPJ junto à Receita Federal;
  • Fazer a Inscrição Municipal junto à Prefeitura;
  • Adquirir um Certificado Digital de Pessoa jurídica, o e-CNPJ.

 

Após isso a sua agência de publicidade estará pronta para atuar e emitir notas fiscais, seguindo todas as exigências legais para manter o seu negócio ativo com bons resultados.

Agencia de publicidade pode ser MEI?

Como toda a atividade intelectual, a agência de Propaganda não pode ser enquadrada como MEI (micro empreendedor individual), pois não estão previstas no rol de atividades permitidas ao MEI.

Diante disso é necessário o auxílio de um profissional ou escritório de contabilidade para fazer sua gestão contábil e de tributos.

A contabilidade é fundamental para todos os tamanhos e formatos de empresas, representando um investimento de extrema importância, pois através do auxílio de uma equipe contábil, você conseguirá obter o melhor planejamento tributário para garantir o crescimento do seu negócio, e nós da Debitt podemos te ajudar nessa evolução. Entre em contato conosco, será um prazer atender você!

Perguntas Frequentes

Uma agência pode ser remunerada de três formas: Taxa para a operação de marketing de influenciadores; Comissão pelo agenciamento dos influenciadores; Participação em um programa de parceria com fornecedor de software.

A faixa salarial do Agente Publicitário fica entre R$ 2.300,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 8.853,85, sendo que R$ 3.349,47 é a média piso salarial 2022 de acordos levando em conta profissionais em regime coletivo CLT de todo o Brasil.

Agência de publicidade é uma empresa que planeja, cria, executa e divulga campanhas de propaganda e marketing para seus clientes. Isto é, outras empresas. É uma parceria que ajuda seu negócio a conquistar melhores mais rapidamente e a partir de seus próprios resultados.

Um escritório de contabilidade tradicional tem, por via de regra, quatro departamentos operacionais: Departamento Pessoal (ou Trabalhista), Departamento Fiscal (ou Tributário), Departamento contábil e Departamento de Legalização.