Receita abre consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2022

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23) a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Se você não foi incluído em nenhum lote, é provável que tenha caído na malha fina da Receita porque alguma inconsistência foi encontrada na sua declaração. O quinto lote será pago no dia 30 de setembro para 1.220.501 contribuintes, no valor de R$ 1,9 bilhão. Desse total, R$ 221.130.324,62 referem-se aos contribuintes que têm prioridade legal, são eles:

  • 201 idosos acima de 80 anos;
  • 492 entre 60 e 79 anos;
  • 247 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 

Também irão receber 1.159.183 contribuintes não prioritários. O dinheiro será creditado na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração. Com o pagamento deste lote, a Receita diz que conclui os pagamentos de todas as restituições deste ano que não apresentaram inconsistência.

Como saber se vou receber e onde o dinheiro da restituição do Imposto de Renda será depositado?

Para saber se o seu pagamento será liberado neste lote, você deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento ou no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

O que fazer se o dinheiro da restituição do Imposto de Renda 2022 não cair na conta?

Se por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou através dos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda

Os pagamentos variam de acordo com a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem entregou antes, recebe primeiro.

Primeiro lote Foi pago em 31 de maio, destinado aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.

Segundo lote – Foi pago em 30 de junho aos contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 18 de março deste ano.

Terceiro lote – Foi pago em 29 de julho e incluiu os contribuintes que enviaram a declaração até 2 de maio deste ano.

Quarto lote – Foi pago em 31 de agosto e incluiu os contribuintes que enviaram a declaração até 29 de maio.

Quinto lote – Previsto para 30 de setembro.

Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a gente, temos uma equipe especializada para atender você!

Perguntas Frequentes

Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha”. A Receita diz que lá é possível ver se você caiu na malha fina e qual o motivo para sua declaração ter sido retida.

O contribuinte pode realizar a consulta por meio do aplicativo ou do site da Receita Federal, indo em “Meu Imposto de Renda” e na sequência em “Consultar Restituição”. O valor da restituição irá diretamente para a conta bancária informada durante a declaração do imposto.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.