Como recuperar créditos tributários com a revisão fiscal?

A revisão tributária é um processo que se dá para a recuperação de créditos tributários, mediante a pagamentos de impostos indevidos. Ela será responsável por fazer uma análise sobre todos os créditos que seu negócio acumulou durante cinco anos. Para isso é necessário fazer um levantamento de dados e históricos sobre transações e atividades fiscais da empresa.

Além disso, o responsável deve seguir alguns procedimentos para fazer a análise, como:

  • Analisar o regime de tributação;
  • Analisar a carga tributária e registros contábeis;
  • Conferir documentos fiscais;
  • Verificar relatórios de inconsistências;
  • Classificar mercadorias;
  • Conciliar declarações fiscais que foram apresentadas pela empresa;
  • Identificar créditos e débitos por nível de risco, bem como possíveis penalidades.

A partir disso é possível identificar quais foram os pagamentos indevidos, além de saber também o valor dos créditos que estão disponíveis para uma futura recuperação.

Como fazer uma revisão tributária?

A revisão tributária é um processo longo e deve ser feito cautelosamente. Inclusive, esse é um dos motivos que levam as empresas a não fazerem o pedido de recuperação de crédito.

É preciso colher os dados que falamos acima e fazer uma análise criteriosa sobre eles. Normalmente o processo é feito em conjunto com vários setores, como o financeiro, gestores de TI, Fiscal e RH. Porém, isso não dispensa a contratação de um especialista para facilitar a apuração dos dados.

Contar com o auxílio de um especialista, além de deixar a revisão tributária mais rápida, irá garantir que ela seja efetiva e que todos os dados sejam analisados da melhor maneira possível. Afinal, é o trabalho de um especialista.

Após analisar todas as informações e saber quais foram os pagamentos indevidos, o próximo passo é fazer a recuperação de créditos tributários e, consequentemente, salvar o caixa da sua empresa.

Isso acontece por meio da Declaração de Compensação (PER/DCOMP) ou do Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso. Após a aprovação, os créditos são disponibilizados em 60 dias.

Benefícios da revisão tributária

Recuperação de impostos

Esse é o principal benefício da revisão tributária, a recuperação de tributos, que podem ser restituídos ou serem utilizados como créditos. Além disso, com esse levantamento é possível analisar quais são os problemas com os pagamentos e criar um plano de ação para evitar que aconteça novamente.

Identificar novos créditos

Fazer a identificação de novos créditos tributários também é um dos benefícios que são obtidos após a revisão tributária. Com o mapeamento da sua empresa, será possível identificar se existem eventuais novos créditos tributários e outros benefícios que até então não eram conhecidos.

Melhora nos processos de gestão

Como havíamos falado no início do texto, a saúde financeira de uma empresa é o segredo para seu sucesso. E para que isso se torne possível é preciso ter uma boa gestão empresarial.

A gestão envolve várias estratégias e mecanismos que focam em melhorar o desempenho da empresa. Pensando nisso, a revisão tributária fortalece esses processos de gestão, pois traz à vista aspectos que estão relacionados ao recolhimento de impostos e à redução de gastos desnecessários que estão atrelados a eles.

Aumento da competitividade

Ao reduzir os custos com tributos, torna-se possível baixar o custo do produto. Com isso, a empresa pode deixar o preço de venda mais atrativo para o cliente ou, ainda, aumentar sua margem de lucro, ganhando mais competitividade no mercado.

Nem todos dão atenção à gestão tributária, e é por isso que tantos erros acontecem nesse setor. Por conta disso, investir em uma revisão tributária é uma excelente maneira para saber quais são os riscos e oportunidades da sua empresa, além de ser uma maneira de salvar seu caixa.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a Debitt, será um prazer atender você!

Perguntas Frequentes

A revisão tributária é um sistema que garante o aproveitamento do benefício oferecido pela Receita Federal de devolução dos impostos pagos a mais. Toda empresa brasileira tem o direito de utilizar esse benefício. Na verdade, provavelmente, todas elas deveriam, uma vez que 95% das empresas pagam tributos a mais.
Na ordem de preferência dos pagamentos da falência, os créditos tributários serão satisfeitos após o pagamento dos credores trabalhistas e com garantia real, excetuadas as multas tributárias, que serão pagas após os créditos quirografários (artigo 83 LREF).
A solicitação da revisão de tributo estará disponível no ambiente Minhas Importações até o fim do prazo para pagamento dos tributos e/ou despacho postal, ou seja, até  30 dias corridos após data da disponibilização para pagamento.