A importância do certificado digital para as empresas

Com o uso cada vez mais frequente da internet, é importante pensar também na segurança do fluxo de informações dentro do ambiente digital, principalmente quando as atividades envolvem dados sensíveis da sua empresa e dos seus clientes. Para isso, existe o Certificado Digital, que traz mais autenticidade às informações declaradas, de forma rápida e prática.

O que é e para que serve o certificado digital?

O certificado digital é um arquivo que se define como assinatura digital, o que garante a segurança de que tal documento, ou informação, foi enviado legitimamente e possui validade jurídica, visto que o uso desse arquivo digital funciona como a identidade digital de uma pessoa física ou jurídica. 

No momento em que se utiliza o certificado digital, garante-se a autenticidade, confidencialidade e integridade das informações e, em outro ponto, reduz o tempo, diminuindo a burocracia para assinatura de um documento, impressão, armazenamento etc.

Informações que constam no certificado digital:

  • Chave pública do titular;
  • Nome do titular;
  • Endereço de e-mail;
  • Período de validade do certificado;
  • Nome da Autoridade Certificadora;
  • Número de série;
  • Assinatura digital do AC.

 

O certificado digital é essencial para o envio de informações e obrigações fiscais, tais como:

Utilização e envio do eSocial, emissão de nota fiscal eletrônica, utilização do e-CAC, realização de outros compromissos fiscais (SPED e afins), autenticação de site e comércio eletrônico, acessar Conectividade Social IPC da Caixa Econômica Federal, solicitar registro de marcas e patentes no INPI, entre outros.

Vantagens do certificado digital

  1. Veracidade da informação;
  2. Otimização do tempo;
  3. Segurança da informação;
  4. Envio das obrigações e emissão de notas sem erros;
  5. Redução de fraudes.

Como adquirir um certificado digital?

Para adquirir o certificado digital, é necessário consultar uma certificadora com uma Autoridade Certificadora – entidade responsável por emitir certificados digitais – e seguir o passo a passo de adesão com todos os dados necessários para autenticação da certificadora contratada.

O certificado digital é um item indispensável para a contabilidade e o financeiro da sua empresa e nós da debitt podemos te auxiliar na hora de emitir o seu.

Perguntas Frequentes

O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

Para solicitar Certificado Digital você deve:

  • Escolher o Certificado Digital mais adequado para o seu negócio;
  • Escolher uma Autoridade Certificadora;
  • Efetuar o pagamento do Certificado Digital;
  • Separar os documentos necessários para efetivação do processo;
  • Agendar seu comparecimento à Autoridade de Registro;
  • Comparecer à Autoridade de Registro e entregar os documentos.

Uma autoridade certificadora é uma entidade responsável pela emissão dos certificados digitais. Popularmente, eles são conhecidos como a versão eletrônica de documentos importantes como o CPF ou o CNPJ, e têm a função de representar e verificar virtualmente a identidade de pessoas e empresas.