Áreas de atuação da consultoria financeira

Consultoria Financeira: O que é e como funciona?

O principal objetivo de uma consultoria financeira é mudar a forma como você administra os seus recursos e isso pode trazer resultados muito positivos para a sua vida, pois sabendo gastar, otimizando e protegendo os seus recursos e investindo melhor, a rentabilidade dos seus ativos aumenta e alcançar o que você deseja se torna mais fácil.

Ao buscar uma consultoria financeira, você conta com profissionais de diversas áreas para analisar, planejar e traçar as melhores estratégias financeiras e de investimentos, de acordo com seu momento de vida e necessidades.

Consultoria Financeira: O que é e como funciona?

A consultoria financeira atua em três áreas:

  • Consultoria pessoal ou familiar;
  • Consultoria empresarial;
  • Consultoria de investimentos.

 

Consultoria pessoal ou familiar

A consultoria financeira pessoal ou familiar é aquele designada tanto para indivíduos quanto a uma família. No entanto, o profissional tem como objetivo uma consultoria em redução de custos através da: avaliação da atual situação de seus clientes,organização de suas finanças e mapeamento de estratégias para o alcance de seus objetivos e para isso, em uma consultoria financeira pessoal ou familiar, são abordadas seis áreas:

1) Planejamento de rendas e despesas

Aqui, nossos especialistas fazem um levantamento minucioso da vida financeira da pessoa. Com essas informações, é possível entender o fluxo de rendas e despesas, o comportamento do indivíduo ou da família e, assim, planejar as estratégias a serem adotadas para possíveis ajustes. Nesta etapa também definimos os objetivos financeiros.

2) Gestão de ativos e investimentos

Na consultoria pessoal, também analisamos, comparamos e indicamos os melhores caminhos a seguir em relação aos investimentos de ativos financeiros, sempre alinhados ao momento de vida e aos objetivos de curto, médio e longo prazo, indicando a melhor estratégia de investimento para cada um deles.

3) Planejamento de aposentadoria

Quando temos clareza dos objetivos, conseguimos traçar metas que impactarão na aposentadoria. Por isso, nesta fase, nossos especialistas fazem o dimensionamento do capital necessário para gerar renda para o futuro. Para isso, consideramos um orçamento estimado, analisando o INSS e – se for o caso – a previdência privada e definimos um plano para que a pessoa saiba exatamente o que fazer para ter o padrão de vida desejado quando decidir parar de trabalhar.

4) Planejamento sucessório

Aqui são pensadas estratégias para organizar e agilizar o processo de sucessão de bens, ou seja, com quem ficará a herança ou patrimônio que a pessoa construiu. Nesta fase, tudo é pensado de acordo com os objetivos e a estrutura familiar para proteger o patrimônio, evitar brigas familiares e diminuir os custos com impostos e advogados.

5) Planejamento tributário

Para o planejamento tributário, avaliamos os impactos dos impostos no trabalho e também na vida financeira. Com base nas leis vigentes, pensamos em estratégias para diminuir o peso dos tributos sobre as receitas. Além disso, analisando a declaração de IR, é possível verificar se há concordância nos dados ou se a pessoa está exposta a riscos.

6) Gestão de riscos e seguros

Nesta etapa, analisamos os riscos em que uma pessoa está exposta e indicamos as soluções mais adequadas para que ela e sua família fiquem assistidas em qualquer eventualidade.

 

Consultoria financeira empresarial:

Na consultoria financeira empresarial, é analisado o atual momento da empresa e os pontos fortes e fracos. É aquela na qual, os profissionais devem:

  • Realizar uma análise SWOT;
  • Identificar e mapear oportunidades;
  • Desenvolver um plano estratégico para sua recuperação e crescimento.

 

A consultoria financeira empresarial atua nas seguintes áreas:

1) Planejamento estratégico financeiro

Nesta fase, é feito um diagnóstico da situação financeira da empresa e os objetivos são definidos. Depois, apresentamos estratégias para alcançar os resultados levando em consideração a capacidade da empresa e o cenário econômico no qual ela está inserida. Além disso, as variáveis que podem afetar os resultados esperados são avaliadas, possibilitando ao gestor ter ferramentas – relatórios e informações – para a tomada de decisões.

2) Valuation

Nesta etapa realizamos a avaliação financeira da empresa para estimar o seu valor real ou o valor mais próximo da realidade possível. De forma resumida, é um processo que combina várias metodologias para definir quanto a empresa vale, e, se for o caso, prepará-la para a venda.

3) Análise de viabilidade financeira

Essa análise é feita para identificar o retorno do investimento por meio do levantamento de dados, elaboração de cenários, cálculo do payback e taxa interna de retorno. Assim, antes de investir na expansão ou em uma futura empresa, o cliente tem esse serviço como suporte para a tomada de decisão.

4) Consultoria financeira e administrativa

A consultoria financeira e administrativa está relacionada à administração dos recursos financeiros da empresa, atuando no controle das despesas, na definição dos centros de custos e estruturação de regimes de caixa e competência. Além de definir políticas de capital de giro, distribuição de lucro e estrutura de capital.

5) Reestruturação

A reestruturação busca reduzir a carga de trabalho dos diretores e facilitar o dia a dia de trabalho com propostas e implementação de melhorias nos seguintes setores da empresa: administrativo, financeiro, tributário, modelo societário, gestão de equipe e planejamento financeiro estratégico.

6) Gestão de recursos financeiros

Nessa parte da consultoria, identificamos as melhores opções de investimentos para os recursos da empresa e realizamos a gestão desses recursos, controlando diariamente aplicações e resgates. O objetivo é maximizar os ganhos financeiros por meio dos melhores produtos de investimentos e das melhores taxas de remuneração.

 

Consultoria de Investimentos

A consultoria de investimentos foca na procura dos melhores investimentos e no retorno de lucro para o fundo do seu cliente. Independentemente de ser empresarial ou pessoal. Desse modo, ela atua na gestão e administração dos investimentos, visando o aumento da lucratividade enquanto reduz seus possíveis custos.

A consultoria se destina também, as ações de olhar crítico em constante observância da macroeconomia, na busca de possibilidades favoráveis a quem serve.

Para que tudo isso seja possível, o profissional deve traçar o perfil de investidor de seu cliente. Uma vez que, através dele descobre-se sua suscetibilidade a riscos. De modo que a consultoria seja assertiva na hora de traçar estratégias que considerem seu perfil, objetivos e realidade financeira.

 

A importância da consultoria financeira

A consultoria financeira é extremamente importante pois ela muda o modo como uma empresa ou uma pessoa administra seu dinheiro. Tudo isso de forma organizada e otimizando seus recursos de maneira que as suas investidas aumentem em questão de ser rentável.

Perguntas Frequentes

Consultor financeiro é o especialista capaz de realizar estudos, análises e apontar tendências tendo como referência os dados orçamentários de um negócio. Tudo que diga respeito às finanças da empresa ou que exerça impacto nesse setor é um alvo em potencial das ações desse tipo de consultoria.
 

Geralmente, os consultores financeiros cobram uma taxa fixa de R$ 1.500 a R$ 2.500 pela criação única de um plano financeiro completo ou de 1% a 2% dos ativos sob gestão para gerenciamento contínuo de portfólio. No entanto, as taxas de remuneração e as estruturas de remuneração diferem de consultor para consultor.

A consultoria financeira pessoal é uma prestação de serviço para reorganizar e melhorar sua relação com o dinheiro.