A importância do Balanço Patrimonial

Balanço patrimonial é um dos principais instrumentos contábeis utilizados por profissionais da área e gestores de empresas. Trata-se de um relatório que apresenta a posição financeira de uma empresa em um determinado momento.

O balanço patrimonial é composto por três elementos principais: ativos, passivos e patrimônio líquido. Resumidamente, os ativos representam os bens, direitos e recursos controlados pela empresa, como dinheiro em caixa, contas a receber, estoques, imóveis, entre outros. Os passivos são as obrigações financeiras assumidas pela empresa, como empréstimos, contas a pagar, impostos a recolher, entre outros. Já o patrimônio líquido é a diferença entre os ativos e passivos, representando o valor líquido da empresa, incluindo o capital social e os lucros ou prejuízos acumulados.

Para que serve o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é uma ferramenta contábil que serve para:

  • Analisar o comportamento financeiro de um negócio;
  • Compreender o trajeto dos recursos financeiros da empresa;
  • Ser utilizado como base para a elaboração do planejamento estratégico;
  • Ajudar na composição do planejamento tributário, identificando tributos pagos e meios de reduzi-los;
  • Tomar decisões financeiras mais assertivas;
  • Apresentar dados financeiros e contábeis a possíveis investidores.

Quando deve ser feito o balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial é um relatório que visa apresentar a situação financeira de uma empresa de um determinado período.

De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses. Porém, nada impede que seja feito em menos tempo para ser utilizado para alguns dos objetivos citados anteriormente.

No entanto, de acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros, que têm como base de elaboração a escrituração contábil do negócio.

Assim, entre as obrigações contábeis e obrigações fiscais do pequeno empreendedor, assim como do médio e grande, esse é mais um documento que precisa ser preparado.

Por esse motivo, saber o que é Balanço Patrimonial e como elaborá-lo, é tão importante para o seu negócio. E é fundamental ressaltar que, junto com esse documento, é preciso preparar também o DRE, Demonstrativo de Resultados do Exercício.

Portanto, o balanço patrimonial é uma ferramenta indispensável para profissionais da área contábil e gestores de empresas, permitindo uma análise abrangente da situação financeira e patrimonial da organização, e auxiliando na gestão eficiente dos recursos e na tomada de decisões com base em informações sólidas.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a Debitt, nós temos uma equipe especializada, prontinha para te atender!

Perguntas Frequentes

A principal utilidade do balanço patrimonial é identificar a situação financeira em um determinado momento. A partir daí, é possível ter noções sobre a qualidade dos ativos da companhia e também quais são os passivos que podem afetar negativamente a empresa.
O balanço patrimonial é uma das ferramentas mais importantes no campo da contabilidade e finanças. Ele oferece uma visão consolidada da posição financeira de uma empresa em um determinado período de tempo. Assim permitindo avaliar sua saúde financeira e tomar decisões estratégicas embasadas.
Na lei civil, na regulamentação contábil brasileira, o Balanço patrimonial é obrigatório! Ou seja a regular contabilidade do seu negocio sera espelhada e sedimentada no balanço patrimonial.