Pagamento do DAS MEI em duplicidade, o que fazer?

O DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual) é a forma simplificada do microempreendedor realizar o pagamento dos tributos do Simples Nacional.

Pagando esse documento mensalmente, o MEI fica em dia com a Receita Federal do Brasil (RFB) e pode aproveitar os benefícios e recursos dessa categoria empresarial.

O pagamento do DAS-MEI é uma das obrigações do microempreendedor, porém, na hora de pagar, alguns MEIs podem se confundir e pagá-lo em duplicidade.

Como ocorre o pagamento do DAS MEI duplicado?

A duplicidade de pagamento acontece quando você paga mais de uma vez a mesma conta de pagamento. Também pode ocorrer quando você esquece de informar à Receita Federal sobre seus benefícios do INSS.

Além disso, na hora de pagar, alguns MEIs preferem colocar a DAS MEI em débito automático junto à Receita Federal. O valor do DAS é descontado automaticamente da sua conta bancária, sempre na data de vencimento do imposto.

O DAS vence todo o dia 20 do mês e essa data não pode ser alterada, então fique atento. Pois todo microempreendedor deve realizar o pagamento em dia, conforme a data que consta na sua guia do DAS.

Fiz duplicidade de pagamento, como proceder?

Se você realizou um pagamento duplicado, você pode solicitar a restituição MEI desta duplicidade de pagamento e o primeiro passo é saber se existem valores a serem restituídos.

Para isso, será necessário verificar todos os pagamentos feitos através da DAS, e comparar com as demais movimentações e pagamentos do seu empreendimento (para facilitar essa verificação, guarde todos os comprovantes de pagamento).

Depois é só seguir os seguintes passos:

  • Acesse o portal do Simples Nacional;
  • Clique em “Código de acesso”;
  • Em “Operações disponíveis”, clique em “Solicitar restituição”. Nesta etapa, você deve informar o período de apuração do crédito (PA), que é o mês em que o imposto foi pago duplicado;
  • Informe o mês conforme o exemplo: 08/2022;
  • Clique no número do DAS que foi pago duas vezes;
  • Na nova página, informe seus dados bancários para reembolso;
  • Cheque as informações antes de confirmar a solicitação.

 

Existe um prazo para solicitar a restituição?

É possível solicitar a restituição do valor pago em duplicidade após 4 meses do pagamento realizado e o prazo máximo para solicitar a devolução do valor são 5 anos.

Também é possível solicitar a restituição nos casos em que o MEI pagou o INSS do DAS enquanto estava recebendo algum benefício do INSS.

O procedimento é o mesmo daqueles que fizeram o pagamento em duplicidade da DAS. Porém, quem está recebendo benefício do INSS é dispensado de pagar apenas o INSS do DAS, mas continua sendo obrigado a pagar o ISS e/ou ICMS do DAS.

Como foi falado anteriormente, algumas vezes o pagamento em duplicidade ocorre porque o boleto está cadastrado em débito automático então a seguir, vamos explicar como cancelar essa opção.

Como cancelar o pagamento do DAS MEI em débito automático no site do Governo?

Se você adiantou o pagamento dos impostos prorrogados, você corre o risco de pagar duas vezes. Para evitar duplicidade e não comprometer o orçamento dos próximos meses, é recomendado que você cancele o débito automático.

A solicitação de cancelamento é feita diretamente no portal do Simples Nacional. Separamos um passo a passo para você entender melhor:

  • Acesse o portal do Simples Nacional;
  • Clique em “Código de acesso” ao lado de “Débito automático”. Se você não tem ou não se lembra do seu código, deve clicar neste link (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/GeraCodigo.aspx) e informar os dados solicitados para gerar o código.
  • Informe o CNPJ, CPF e seu código de acesso para continuar;
  • Clique em “Débito automático” e em seguida selecione “Desativação”;
  • Informe os dados solicitados para concluir a solicitação.

 

Você pode incluir o débito automático novamente quando quiser. Nesse caso, basta clicar em “Inclusão” na página de débito automático.

No entanto, como foi explicado neste post, uma das dicas para não ocorrer o pagamento em duplicidade é você cancelar o débito automático do governo e fazer o pagamento do DAS MEI no aplicativo MEI Fácil e você ainda recebe e-mails te lembrando da data vencimento.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a Debitt, será um prazer atender você!

Perguntas Frequentes

Todo o processo do pedido é feito online e a restituição deve ser solicitada através do aplicativo Pedido Eletrônico de Restituição, disponível no portal do Simples Nacional. No pedido é obrigatório inserir a conta bancária do titular do CNPJ, ou conta pessoa física associada ao CNPJ.
Não importa o motivo, mas não pagar os tributos relativos ao seu CNPJ pode gerar uma série de prejuízos para sua empresa. O simples atraso no pagamento do DAS implica em multas e juros proporcionais ao tempo de inadimplência.
A impossibilidade é devido ao Governo Federal ainda não ter informado via sistema o valor do Salário Mínimo. O principal motivo para pagar o DAS MEI é simples: manter sua empresa em dia. O não pagamento pode levar ao cancelamento automático do seu CNPJ e consequentemente você passa a ter uma dívida em seu CPF.

Deixar de apresentar a DAS no prazo implica multa de 2% ao mês-calendário ou fração sobre o montante dos tributos informados no documento — mesmo se tiver sido pago integralmente. Ainda que o atraso se arraste por vários meses, o limite é 20%.