5 motivos para a falência de uma empresa!

Segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a cada quatro empresas brasileiras que abrem, uma fecha antes de completar dois anos. Outro levantamento do Sebrae comprova que 27% das organizações não completam sequer um ano de vida.

Ainda mais importante do que conhecer os números, é entender as principais causas de fechamento de uma empresa. E os motivos que levam ao fracasso das marcas são vários. O principal deles é a má gestão, ou seja, não investir em planejamentos, sejam eles financeiro ou estratégico.

Por isso, mesmo antes de abrir seu negócio, é preciso saber os principais motivos que levam à falência e fechamento do mesmo. E, para te ajudar nesse processo, preparamos este conteúdo especializado, identificado as principais causas, para que você possa evitá-las.

Confira 5 causas para o fechamento de uma empresa

  1. Não seguem as exigências legais

Atualmente, uma boa parte dos empreendedores desconhecem os trâmites legais necessários para montar uma empresa. Alguns entram em atividade no mercado sem CNPJ e sem registro na Junta Comercial. Como consequência, a fiscalização obriga o empresário a fechar suas portas por não seguir as exigências legais. Sem falar nas penalidades, como multas, ao qual está sujeito por não cumprir as suas obrigações.

 

  1. Falta de conhecimento do mercado

 Levantamentos do Sebrae apontou que os empresários não estudam o mercado no qual pretendem ingressar e a escolha normalmente é baseada em um gosto pessoal do proprietário, uma decisão que está ligada a uma das principais causas de fechamento de uma empresa.

Além de não ter experiência com a gestão de uma empresa, muitos empreendedores entram nessa jornada apenas pela vontade de “ter um negócio próprio”. Porém, a grande maioria não se preocupa em analisar o cenário global.

Um ponto que precisa ser avaliado antes de tomar essa decisão importante é conhecer os hábitos de consumo dos potenciais clientes, quantificar as pessoas que podem ser impactadas pela marca, analisar a concorrência, escolher o local da empresa com inteligência e uma mão de obra qualificada também é de suma importância para o andamento do negócio.

 

  1. Falta de conhecimentos de gestão

Existem muitos profissionais que são especialistas em suas áreas de atuação, mas não têm conhecimento sobre a gestão de uma empresa. Mesmo o melhor lojista da cidade poderia ter que fechar a empresa em pouco tempo se ele não soubesse como precificar os seus produtos, gerenciar os estoques ou desenvolver ações de marketing para atrair novos clientes.

 

  1. Divergência entre os sócios

Esse é um problema comum, que acontece quando pessoas com pensamentos muito diferentes trabalham juntas, e isso atrapalha principalmente no momento inicial do negócio, o que pode levar até mesmo a conflitos judiciais.

Então, pense bem antes de ter um sócio e avalie o perfil e os princípios da pessoa escolhida, afinal, nesse momento inicial, ter objetivos alinhados sobre o que esperar do negócio é imprescindível.

Não espere o problema ficar grande ao ponto de algum sócio sair da empresa e deixar o negócio deficitário no meio do caminho. Entretanto, se você já está enfrentando esse tipo de problema, é preciso se preparar e saber o que fazer quando um sócio quiser se retirar do empreendimento.

 

  1. Fluxo de caixa desequilibrado

 Indício direto da falta de controle financeiro, o fluxo de caixa desequilibrado é fatal para qualquer negócio. Isto ocorre porque o empreendedor começa a tomar decisões sem estar amparado por dados corretos.  Resultado ao empreendedor não conseguir cumprir com suas obrigações financeiras.

A importância de uma consultoria financeira

Por esses motivos, antes de tomar essa decisão importante, atente-se a todos os passos que um empreendedor de sucesso precisa seguir. Estudo bem o setor em que deseja investir, planeje seus custos e despesas, analise seu capital de giro e estruture seu plano de ação.

As principais causas de fechamento de uma empresa estão relacionadas à má gestão e caso não tenha conhecimento técnico para dirigir o negócio, conte com o apoio de uma equipe especializada, principalmente em consultoria financeira.

Perguntas Frequentes

  • Deixar de analisar o mercado;
  • Não ter conhecimento do mercado de atuação;
  • Negligenciar o planejamento estratégico;
  • Ignorar o cliente;
  • Não fazer o investimento necessário;
  • Deixar de acompanhar as finanças;
  • Não fazer a precificação adequada dos produtos e serviços.
Falta de capital de giro, baixo lucro e dificuldade financeira são problemas relacionados à má gestão financeira das empresas. Que é, talvez, a principal causa da falência de empresas brasileiras.
  • A rentabilidade da empresa está abaixo do setor;
  • Há uma alta rotatividade de funcionários nos últimos períodos;
  • Aumentos de salário e promoções de funcionários estão fora do horizonte;
  • As metas mudam constantemente ou nem mesmo são bem definidas;
  • Clientes reclamam constantemente sobre a qualidade do produto ou serviço oferecido.